José Pedro

automotive engineering

Review BMW 330e (2020)

bmw 330e

Para aqueles que acham que um híbrido plugin “não é carne nem é peixe”, aqui fica uma review na primeira pessoa.

Passados três anos e seis meses, o nosso BMW 330e atingiu os 66.666km!

Após muitas horas ao volante deste carro, não podia estar mais satisfeito com a tecnologia híbrida plugin. Sem dúvida que foi a melhor opção, há quatro anos atrás. 

Este modelo traz um equilíbrio perfeito entre um carro elétrico, e um a gasolina. É como ter, literalmente, dois carros. Um que nos desafia a ser o mais ponderados possível com o pé direito para poupar eletrões, e outro que nos tenta a desobedecer os limites do código da estrada…

Tem sido um carro utilizado para efeitos profissionais, sobretudo em viagens Lisboa Porto. Há semanas que cruza a A1 mais do que uma vez. Ainda assim, um terço dos kms estão feitos em modo elétrico! Para quem alega que a autonomia dos plugin não justifica o investimento nestas viaturas, aqui fica “a provocação” 😄

Sim, é carregado praticamente todos os dias, entre a autonomia que tiver, e os 100%, como o telemóvel. E não! A bateria não está viciada. Na última consulta tinha a bateria balanceada ao mV, o que significa que todas as 96 células estão equilibradas e de boa saúde.

É claro que tudo isto depende muito da forma como conduzimos e carregamos. O estilo de condução tem de ser adaptado a um EV para se tirar proveito dos 50 e poucos kms que permite fazer em modo 100% elétrico. Mas quando (aparentemente) acaba a pilha, ainda existe alguma energia remanescente que a eletrónica vai gerindo para minimizar o tempo de funcionamento a gasolina. E carregamentos, só em casa a 8A, ou quanto muito na empresa a 12A.

É apenas a minha opinião, mas os plugin são hoje a tecnologia eletrificada mais interessante, e no meu caso, a mais conveniente. Consigo ter um carro elétrico para o meu dia a dia, e um carro a combustão para as viagens longas, sem preocupação com autonomias.

Quanto aos preços, you get what you pay. No caso, 35k€+IVA para a versão corporate (excelente trabalho da @bmwportugal ), num carro com 292cv, 480Nm de binário, que curva com a eficácia de um Alfa pendular, e não tem ainda um único ruído parasita. Será que não vale a pena?