José Pedro

automotive engineering

Investe em ti!

Investe em ti

Há uns dias troquei umas opiniões com uma leitora, acerca de um post que escrevi. O tema inicial não era esse, mas divergiu para a responsabilidade de quem deve pagar a nossa formação, enquanto colaboradores de uma empresa.

Que fique bem clara a minha opinião: as empresas devem proporcionar todas as condições de trabalho aos seus colaboradores. E isso inclui a formação.

Infelizmente sabemos que muitas vezes não acontece. Tenho vários formandos que pagam as suas formações do próprio bolso, e trabalham por conta de outrem. Tiro-lhes o chapéu pela iniciativa, não deixando, claro está, de criticar quem não lhes paga os cursos.

Mas estas pessoas não ficam à espera que o Estado ou os empregadores lhes aumentem o SEU conhecimento. Fazem-no para melhorar as SUAS capacidades, e com toda a legitimidade, procurar depois quem esteja disposto a dar-lhes o merecido valor.

“Isso é tudo muito bonito, mas as pessoas não têm dinheiro para se formar.” 

Estamos numa era digital, em que a informação está à distância de um clique. Se trocarmos 1h por dia de redes sociais a ver conteúdos que nada acrescentam, por um vídeo com um curso, webinar ou algo do género, ao final do ano tiramos uma formação de 365h. A minha pós graduação não teve tanta duração 😄

Dou um exemplo na primeira pessoa. Durante alguns anos, tive de abdicar de férias no exterior. E quem me conhece, sabe que das coisas que mais prazer e experiências me traz é viajar. Tive de fazer opções para ter possibilidade de melhorar os meus conhecimentos. Assisti também a milhares de horas de conteúdo que me acrescentaram valor. Custou? Sim, bastante. Mas hoje, posso dizer que tenho condições para fazer férias quando e onde quiser.

E tu? Vais continuar à espera que alguém pague o teu enriquecimento pessoal?