- jpedro
- Abril 29, 2024
- 10:52 am
Perfil do gestor de oficina
Ao aprofundar o tema da Gestão Oficinal, importa definir o significado da palavra “gerir”. Gerir é considerado por muitos como “o processo de trabalhar com e através dos outros a fim de atingir eficazmente os objetivos organizacionais usando eficientemente os recursos escassos num contexto de mudança”. Enquanto gestores, devemos analisar a expressão anterior.
1) Trabalhamos com “outros”, sejam eles acionistas, sócios, colaboradores, clientes, fornecedores, etc. Estes stakeholders são responsáveis pelas inúmeras decisões que tomamos regularmente, e todos eles fazem parte do nosso negócio.
2) As organizações, de menor ou maior dimensão, têm objetivos definidos. Embora na maioria dos casos o “gestor” resuma o objetivo à “máxima obtenção de lucro possível”, os mesmos devem ser quantificados, tendo em consideração a realidade de cada organização. O gestor deve definir objetivos, limitando o espaço temporal de que dispõe para a sua realização.
3) Na utilização eficiente dos recursos escassos reside a magia da Gestão! O bom gestor não é obrigatoriamente aquele que fatura muito. É aquele que movimenta eficazmente as peças disponíveis no xadrez, garantindo a defesa da sua “rainha” e fazendo xeque-mate.
Um bom gestor deve:
- Respeitar e confiar na sua equipa: manter o respeito, ética e reconhecimento junto da sua equipa. A sua equipa é a sua “cara”.
- Saber ouvir e orientar: ouvir atentamente as sugestões e questões da sua equipa para poder analisar as informações e transmitir de forma transparente as melhores orientações em busca dos resultados desejados.
- Ter empatia: entender a sua equipa, os seus valores pessoais, dificuldades e trunfos existentes e contribuir para o crescimento de todos.
- Ser motivado: ser resistente à frustação, saber persistir nos objetivos e ideais traçados.
- Saber dar e receber feedback: dar feedback de forma a contribuir para o desenvolvimento da sua equipa e também deve ser tolerante e humilde para ouvir o feedback, o qual poderá conter comentários que nem sempre são agradáveis.
- Saber motivar a atingir os resultados: estar ciente de que os objetivos são muito desafiadores e desta forma ter um dom de comunicação para motivar a sua equipa e dar o exemplo em busca de metas.
- Ser inovador: procurar novas formas de realizar as tarefas existentes para que permaneçam atrativas e proporcionem maior satisfação durante o trabalho de todos os envolvidos.
- Ser flexível: saber quando “apertar” e “soltar” o “nó”. Precisa ser respeitado e não temido. Deve saber lidar com a autoridade que possui, porém mantendo o seu respeito com a equipa.
- Ser um bom estratega: planear as ações do dia, semana e mês, identificar as dificuldades encontradas pela sua equipa, ações realizadas e alternativas para obter maior resultado em menos tempo e com mais qualidade.
- Saber delegar: distribuir as tarefas de forma consistente e segura. Deve saber delegar e confiar na sua equipa e naqueles que assumiram as responsabilidades as quais ele delegou.